Todas os Produtos

Bausch & Lomb: Uma das maiores fornecedoras de produtos para a saúde dos olhos do mundo



Desde que os óculos de grau e as lentes de contato foram incorporadas na rotina de milhares de pessoas ao redor do mundo, muitas empresas se aproveitavam do interesse crescente por soluções que ajudassem a manter a saúde dos olhos em dia e proporcionassem uma visão ampla, clara e precisa. A Bausch & Lomb é uma delas.

Fundada no início de 1853 pelo imigrante alemão John Jacob Baush, a multinacional que conhecemos atualmente se resumia a uma pequena loja de produtos para os olhos, como óculos de descanso, termômetros, microscópios e outros produtos que possuíam um lente acoplada.

Para expandir suas operações, John decidiu pedir emprestado cerca de US$ 60 mil para um amigo chamado Henry Lomb. Para convencê-lo de que o investimento valeria a pena, o alemão prometeu torná-lo sócio caso a empresa prosperasse. Em pouco tempo, a Bausch & Lomb já estava comercializando armações de óculos de borracha vulcanizada, óculos para leitura, lupas, além de microscópios de bolso.

Conforme as operações da empresa cresciam, maior se tornava o interesse de orgãos públicos pelas soluções da companhia. Tanto o Exército quanto a Força Aérea dos Estados Unidos se tornaram os responsáveis por elevar o potencial produtivo e criativo da empresa a alturas inimagináveis.

Binóculos, miras de rifles, periscópios e telescópios começavam a ser produzidos em massa para atender o exército americano, enquanto que os pilotos da força aérea da Terra do Tio Sam ganharam uma proteção ocular para refletir a incidência dos raios ultravioleta sobre os olhos. Estes óculos especiais foram batizados de Ray-ban e comercializados para o público geral no final da década de 1930.


A entrada da empresa no mercado brasileiro



A Bausch & Lomb foi dar as caras no Brasil só 10 anos depois, com a fabricação de lentes de contato em território nacional. Nessa mesma época, o próprio cinema foi amplamente beneficiado pela empresa, que desenvolveu lentes que possibilitavam o famoso efeito widescreen, garantindo imagens mais nítidas e claras.

Com a chegada da década de 1970, as lentes de contato já faziam parte do catálogo da empresa, tornando-se um dos seus três principais carros-chefes. As linhas foram batizadas de Vison Care (focada em lentes de contato e produtos de limpeza), Surgery (destinada para a fabricação de instrumentos e equipamentos para cirurgias oculares) e Pharmaceuticals (produtos específicos para o tratamento de doenças degenerativas como glaucoma, conjuntivite, alergias, associadas à irritações provocadas por microorganismos e doenças na retina).

A entrada nos anos 2000 consolidou a Bausch & Lomb no mercado oftalmológico com o lançamento de lentes de contato rígidas (Soflens 66 Toric) destinadas para a correção de astigmatismo e a linha Purevision, conhecida pela sua proposta de uso contínuo.

Para atender indivíduos que sofriam com o uso dos óculos de grau bifocais foram criadas as lentes de contato multifocais que possibilitaram enxergar três distâncias focais de forma simultânea.

Já pessoas que desejavam usar lentes de contato apenas com fins estéticos também puderam enxergar na Bausch & Lomb uma alternativa para realçar a cor natural dos olhos.

As lentes coloridas da linha Starcolors, por exemplo, conseguem unir o que há de melhor em termos de conforto e acuidade visual, permitindo uso durante o período de 30 dias (sempre removendo-as ao dormir).

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a história de uma das maiores referências no mercado de produtos e serviços para a saúde dos olhos, aproveite para conferir os modelos de lentes de contato com grau que estão à venda no nosso site.